BLOG

Plataformas: Uns optam pelo “faça você mesmo” outros estão encontrando o que precisam em plataformas prontas.

Existem mais de 100 opções de plataformas no Brasil. Quem começa seu negócio na internet tem grande dificuldade em entender como funciona,  o que atende seu negócio e quais os requisitos importantes na hora contratação. As plataformas presentes entre os 500 maiores e-commerces dos EUA traz a opção do desenvolvimento próprio e plataformas prontas. Veja o ranking abaixo:

Magento
Oracle (ATG)
Demandware
IBM
Yahoo
Ebay Enterprise
Micros Systems
JDA Software
Marketlive
NetSuite
AspDorNetStorefront
Kalio
Microsoft
Ascentium/Smith

Fonte: Internet Retailer 2014

No Brasil, acreditamos que o maior problema está na falta de desenvolvedores qualificados para Magento. Também existe a mesma falta de profissionais para IBM, Hybris e ATG bem como a tropicalização destes sistemas que acabam saindo caríssimo se o projeto de e-commerce não for bem planejado e conduzido por excelentes gerentes de projeto para o controle e validação das implementações.

As baixas margens e alta competitividade do mercado online está fazendo empresas rever seus custos c agilizar seus processos. As plataformas prontas tem sido uma excelente opção. Muitas são bem completas e outras mais enxutas podendo ainda receber customizações que permite modelar alguma característica necessária para seu negócio. Fora isso os valores de hosting e suporte é bastante atraente até mesmo abrindo a possibilidade para a contratação de recursos dedicados para suporte evolutivo. A economia pode chegar até 50%.

Mas para quem está começando, um fator importante é assegurar que o básico funcione bem e isso não está limitado apenas a expor o produto e colocar no carrinho. Antes de contratar uma plataforma procure investir tempo para entender o que é oferecido sem apenas ler a proposta com termos que certamente não será facilmente entendível. Questione e visualize  cada um dos itens e como funciona. Conheça do início ao final da compra vendo o pedido gerado na área administrativa. Se possivel, teste outras funcionalidades. Questões como infra – estrutura envolvem a hospedagem, como funciona o suporte e as garantias de alta disponibilidade. Investigue o tempo da empresa no mercado, qualidade da entrega e cumprimento de prazos. Ligue para clientes pequenos, médios e grandes. Enfim, o tema é longo e requer bastante pesquisa, pois a busca da relação custo x benefício x funcionalidade tem que ser assertiva.  Migrar uma plataforma é doloroso, requer tempo e investimento.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =